31 de janeiro de 2012

O irmão do filho pródigo

"E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; vindo porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas." Lucas 15:26-31
É fato que em nossas igrejas muitos não tem a mesma perseverança na fé, sendo levados de modo sedutor pelos encantos do mundo que se pinta na maioria das vezes como "alegre e libertador", mas que com o passar dos dias vai se revelando desbotado e como uma teia de aranha enlaça e sufoca o verdadeiro sentido de liberdade que só encontramos em Cristo.
Foi assim com o filho pródigo. Ele é representado como o filho caçula que um dia resolve sair da casa do pai, pede a herança (que só é concedida com a morte daquele que a possui) e sai pelo mundo, gastando em todos os prazeres que sua consciência lhe permite. Ele vai embora para uma terra longínqua e fora da casa do pai, já não está mais debaixo da proteção paterna e consequentemente não está mais também sob suas ordens.
Quando percebe que está sozinho, em situação difícil, sem dinheiro e sem o apoio de ninguém, retorna à casa do pai, no intuito de se humilhar perante ele e pedir ao menos um lugar entre seus empregados.
O pai o recebe de braços abertos, com amor, não levando em consideração a vida que o filho teve no passado, perdoando-o completamente.
Mas e o irmão do filho pródigo? Porque teve uma atitude tão mesquinha e não se alegrou ao ver a volta do irmão que esteve vagando pelo mundo, gastando tudo o que tinha, e que após tantos sofrimentos retorna?
Nem sempre o retorno de um irmão ou irmã que esteve em pecado, fora da casa de Deus traz alegria à alguns que nunca sairam de debaixo da proteção do Pai.
Isto se dá pelo fato de muitos pensarem que por estar debaixo da proteção de Deus, são mais dignos de suas bênçãos que àqueles que um dia estiveram sob sua proteção e a rejeitaram para experimentar como é o mundo lá fora.
O Pai perdoa incondicionalmente e não joga na cara daquele que pecou tudo o que ele cometeu se afastando de sua proteção e de sua casa. Não julgue àquele a quem o Pai já perdoou! Em Miquéias 7:19 diz:"Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar".
Infelizmente, muitos cristãos não sabem agir assim, e quando um irmão retorna, é perdoado e Deus o exalta, se comportam como o irmão do filho pródigo. Não percebem que tudo o que o Pai tem, pertence à eles também, as bênçãos, a unção, a alegria do Senhor, e que a volta daquele que esteve afastado em nada irá retirar aquilo que já lhe pertence por estar sob à proteção do Pai.
Isso acontece porque nem sempre aquele que está na casa do Senhor está ciente de tudo o que lhe pertence fazendo parte da família de Deus, e que a perda de um irmão na fé, é como a perda de um familiar, ou ainda mais, como a perda de um membro do corpo porque em ICo 12:27 diz: "Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular."
Porque não nos alegraríamos com a volta de um membro do Corpo de Cristo? Por causa do egoísmo.
O egoísmo não nos deixa ver a preciosidade da comunhão entre irmãos. "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!"(Sl 133:1).
Da próxima vez que vir algum irmão retornando para os caminhos do Senhor, depois de ter se desiludido com as ofertas do mundo, pergunte a si mesmo: Qual é a minha atitude com o retorno deste irmão? A atitude do pai que o recebe de volta com alegria, ou a atitude do irmão do filho pródigo que inveja o perdão e as bênçãos recebidas àquele que andou perdido?
Se a sua atitude for a do irmão do filho pródigo, lembre-se o que o Pai lhe diz: "Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas."
Tudo o que o Pai tem já nos pertence, e se o Pai se alegra com a volta de um filho, devemos nos alegrar com Ele. Em Jeremias 31:3b diz:"...com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí." É o amor do Senhor que atrai àquele que andou perdido de volta e de modo nenhum devemos nos opor, porque é o próprio Deus que o restaura.
Se você já esteve no lugar do filho pródigo e retornou, lembre-se da alegria do Pai ao recebê-lo de volta! E se você jamais saiu da casa do Pai, aprenda a acolher àquele que volta.
Jesus diz em Mateus 11:28,29-"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."
Não impeça o descanso e o alívio daquele que andou oprimido pelo mundo! Aprenda com Jesus, que é manso e humilde de coração.


3 comentários:

  1. Olá... Estou retribuindo sua visita. Adorei blog. Estou seguindo!!

    Renata
    www.descobrindoamaternagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. BEM ,AMADA AMIGA EM CRISTO JESUS,ESTIVE AUSENTE POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR,ESTOU RETORNANDO E PRA FINALIZAR,PARTICIPANDO E COMPARTILHANDO,AMÉM,EU FICO RELATANDO TUDO QUANTO E COMO GOSTARIA DE LER TUDO DE UMA SÓ VEZ E COMPARTILHAR MAIS E MAIS,PORÉM AS HORAS AVANÇAM,AS COSTAS DOEM DEMAIS E INFELIZMENTE TENHO QUE SAIR DA TELINHA,MAS COM CERTEZA É ALGO QUE NOZ TRÁZ GRANDIOSAS BOAS NOVAS PARA NOSSA ALMA,PENSAMENTO,E O CONHECER A DEUS COM O ENTENDIMENTO A MEDITAR MELHOR E IR ALÉM DO PROFUNDO DA GRAÇA QUE NOZ CONDUZ A SALVAÇÃO E ALIMENTAÇÃO ESPIRITUAL PARA NOSSOS CORAÇÕES E ALAMAS E TAMBÉM PARA ESPALHARMOS A OUTREM,AMÉM
    MUITO BOM,MESMO!
    BJS NO SEU CORAÇÃO,
    KENIA TEIXEIRA.
    PAZ E GRAÇA.

    ResponderExcluir
  3. QUE SEJA ASSIM, QUERIDA!
    QUE TANTO UM QUANTO O OUTRO SAIBAM QUE TUDO VEM DA MÃOS DO ETERNO.
    ESPECIAL ESTA PALAVRA, AMIGA!
    TENHA UMA SEMANA DE VITÓRIA
    BJS E PAZ!

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...