"Mas dizeis: Porque não levará o filho a maldade do pai? Porque o filho fez juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos e os praticou, por isso certamente viverá." Ezequiel 18:19
Você já deve ter ouvido alguém dizer ou talvez você mesmo já tenha dito: "Minha vida é assim porque estou pagando pelos pecados de meus pais, pelo que eles fizeram no passado."
A palavra de Deus nos mostra que temos responsabilidade pessoal por nossas atitudes. Não pagamos pelos pecados alheios.
Os discípulos de Jesus tinham a mesma concepção a respeito de dívidas de pecados cometidos pelos pais, e ao verem o cego de nascença um pouco antes de ter sido curado por Jesus, perguntaram:"Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" (João 9:2b). A resposta de Jesus foi que nem seus pais e nem o cego haviam cometido pecado para que ele tivesse nascido naquela situação.
No Antigo Testamento, o povo de Deus tinha o mesmo pensamento a respeito desse assunto. Encontramos a evidência disso em Ezequiel 18:2,3 que diz:"Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor, que nunca mais direis este provérbio em Israel."
Temos sob nossa responsabilidade diante de Deus as atitudes que nós mesmo cometemos, e seja lá o que fizermos um dia Deus trará à juízo:"Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau."(Eclesiastes 12:14)
Cada um dará conta de suas atitudes, não de atitudes alheias. Em Hebreus 4:13 lemos:"E não há criatura algum encoberta diante dele, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar."
Não podemos culpar nossos pais ou os antepassados pelo modo de vida que levamos hoje. Nosso modo de viver é fruto ou de nosso relacionamento com Deus ou de nossa falta de relacionamento com Ele. Em Gálatas 6:7b a palavra nos alerta:"...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Também encontramos em Provérbios 26:27 escrito assim:"O que faz uma cova nela cairá, e o que revolve a pedra, esta sobre ele rolará." Então você só poderá colher aquilo que você plantou! Não existe uma dívida de pecados alheios a ser paga!
Se você é temente à Deus, seu modo de vida está sendo registrado pelo Senhor. Sabemos disto através das palavras do profeta Malaquias 3:16 :"Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro, e o Senhor atenta e ouve, e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome."
Tire o peso da consciência. Deus trata nossas causas de modo individual. Há apenas uma vida a ser vivida no corpo em que nos encontramos hoje, livre de dívidas de pecados cometidos por nossos antepassados.
Entregue seu caminho à Deus e confie nele, só Ele tem poder de mudar a sua situação. Os erros de seus pais não lhe trarão dívidas espirituais a serem pagas em forma de sofrimento.
Encerro com a palavra de nosso Senhor Jesus: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)
Jesus é a Verdade que hoje te liberta deste fardo.
Seja livre em nome de Jesus!