24 de fevereiro de 2012

Cada um dará conta de si

"Mas dizeis: Porque não levará o filho a maldade do pai? Porque o filho fez juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos e os praticou, por isso certamente viverá." Ezequiel 18:19
Você já deve ter ouvido alguém dizer ou talvez você mesmo já tenha dito: "Minha vida é assim porque estou pagando pelos pecados de meus pais, pelo que eles fizeram no passado."
A palavra de Deus nos mostra que temos responsabilidade pessoal por nossas atitudes. Não pagamos pelos pecados alheios.
Os discípulos de Jesus tinham a mesma concepção a respeito de dívidas de pecados cometidos pelos pais, e ao verem o cego de nascença um pouco antes de ter sido curado por Jesus, perguntaram:"Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" (João 9:2b). A resposta de Jesus foi que nem seus pais e nem o cego haviam cometido pecado para que ele tivesse nascido naquela situação.
No Antigo Testamento, o povo de Deus tinha o mesmo pensamento a respeito desse assunto. Encontramos a evidência disso em Ezequiel 18:2,3 que diz:"Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor, que nunca mais direis este provérbio em Israel."
Temos sob nossa responsabilidade diante de Deus as atitudes que nós mesmo cometemos, e seja lá o que fizermos um dia Deus trará à juízo:"Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau."(Eclesiastes 12:14)
Cada um dará conta de suas atitudes, não de atitudes alheias. Em Hebreus 4:13 lemos:"E não há criatura algum encoberta diante dele, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar."
Não podemos culpar nossos pais ou os antepassados pelo modo de vida que levamos hoje. Nosso modo de viver é fruto ou de nosso relacionamento com Deus ou de nossa falta de relacionamento com Ele. Em Gálatas 6:7b a palavra nos alerta:"...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Também encontramos em Provérbios 26:27 escrito assim:"O que faz uma cova nela cairá, e o que revolve a pedra, esta sobre ele rolará." Então você só poderá colher aquilo que você plantou! Não existe uma dívida de pecados alheios a ser paga!
Se você é temente à Deus, seu modo de vida está sendo registrado pelo Senhor. Sabemos disto através das palavras do profeta Malaquias 3:16 :"Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro, e o Senhor atenta e ouve, e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome."
Tire o peso da consciência. Deus trata nossas causas de modo individual. Há apenas uma vida a ser vivida no corpo em que nos encontramos hoje, livre de dívidas de pecados cometidos por nossos antepassados.
Entregue seu caminho à Deus e confie nele, só Ele tem poder de mudar a sua situação. Os erros de seus pais não lhe trarão dívidas espirituais a serem pagas em forma de sofrimento.
Encerro com a palavra de nosso Senhor Jesus: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)
Jesus é a Verdade que hoje te liberta deste fardo.
Seja livre em nome de Jesus!


4 comentários:

  1. Genilda, adorei esse texto!! Eu concordo q somos responsaveis pelas nossas escolhas!! Deus é maravilhoso por isso!!

    ResponderExcluir
  2. Genilda, postamos seu livro ontem. O prazo dado pelo correio é de no máximo 7 dias. O código de rastreamento caso queira acompanhar pelo correio é RE253471276BR. Nos avise quando receber o livro e esperamos que faça muito bom proveito dele.

    Um grande abraço, Renata do blog www.descobrindoamaternagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Menina,
    Que texto inspirador!! Acredito que nossos atos é igual a bumerangue ( o que vai, sempre volta). Acredito também que existe uma mão que segura esse bumerangue evitando que, ao retornar, nos acerte.
    Mas essa mão somente interfere no trajeto do bumerangue quando acreditamos em sua existência e nela confiamos.
    Somos homens, somos imperfeitos, entretanto, podemos crescer, melhorar um pouquinho todo dia.
    Bjinhos
    Raquel Bellosi

    @raquel_bellosi
    @BlogPunkedChild
    http://punkedchild.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...