9 de abril de 2015

O silêncio do marido

"Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida." Provérbios 31:12
A casa está arrumada. As almofadas sobre o sofá compõem o ambiente de harmonia das cores, o tapete da sala está devidamente varrido, não há louças sujas sobre a pia e o banheiro está em seco e em ordem. No quarto, as fronhas combinam com a colcha de cama. Tudo está organizado.
Seu marido chega e não percebe coisa nenhuma. Aliás, ele nunca comenta a respeito da organização da casa.
Algumas mulheres ficam frustradas com esse comportamento da parte do marido, mas é porque ainda não entenderam que o silêncio do marido nesta parte é um bom sinal!
O homem não é realmente educado para prestar atenção nos detalhes domésticos. Certamente, foram educados por uma mãe que fazia tudo em casa, ou tinham irmãs que cuidavam da limpeza e talvez sua parte fosse apenas a de dobrar o pano da cama e não jogar seus tênis pela casa. Desde cedo, é bom educar filhos homens para que não sejam aqueles que fazem a bagunça, mas que se responsabilizem por sua parte não bagunçando a casa para outras pessoas limparem.
Você pode pensar: "mas se ele não comentou nada, significa que ele não gostou ou que ele nem notou que eu organizei a casa!"
Um homem passa a falar a respeito da casa e da sua organização, quando a esposa com quem é casado é negligente. Já pude presenciar cenas em que o marido dizia na frente de todos o que o incomodava quando chegava em casa, da falta da janta pronta no horário, das louças que acumulavam na pia. Isso para a mulher é vergonhoso, pois cada um tem seu papel dentro do lar. Se seu marido trabalha fora e você somente em casa, e ainda assim você espera que quando ele chegue ele lave todas as louças acumuladas na pia, organize a cozinha e faça a janta, você está indo na contra-mão!
Um marido insatisfeito certamente vai falar o que o está incomodando dentro de casa, e quando ele falar, esse será para você um sinal de alerta. Se ele nunca encontra cuecas limpas, as camisas estão sempre amassadas no guarda-roupas e você se prontificou a ser responsável nesta parte e não está fazendo sua parte, então ele tem motivos para reclamar.
O marido que fica em silêncio quando a casa está toda organizada, não quer dizer que seja um marido mal agradecido ou desligado. O silêncio dele neste caso deve soar para você como um agradecimento, pois ele consegue se situar dentro do próprio lar sem ter que lhe chamar a atenção. 
A aprovação do marido para a esposa neste caso se dá com o silêncio. Ele não tem do que reclamar e por isso não irá fazer comentários. Isso significa que ele está casado com uma mulher competente, que não come o pão da preguiça.
Mas porque os homens não elogiam então quando a casa está em ordem? 
Imagine-se agora trabalhando em uma empresa. Cada funcionária está encarregada de digitar uma pilha de relatórios. Você faz assim como deve ser feito, encerra todos os relatórios e seu chefe não aparece para lhe agradecer pelo seu trabalho. Mas porque?
Simples. Quando casamos, temos responsabilidades dentro do lar. São coisas que automaticamente deverão ser feitas por nós, e nosso marido não estará de cinco em cinco minutos nos agradecendo por fazê-las, porque estas coisas já estão em nossa responsabilidade. Não é o seu marido que as colocou em suas mãos, mas já faz parte do casamento cada um assumir o seu papel.
Por acaso encontramos esposas dizendo todos os dias para seus maridos: obrigado por trabalhar, obrigado por trazer o sustento para nossa casa, obrigado por nunca faltar um dia no trabalho??? Certamente elas se sentem agradecidas, ainda que não digam, pois elas sabem que cabe ao homem ser o provedor do lar, ainda que elas trabalhem para ajudar nas despesas, cabe a ele trabalhar fora e sustentar a família. Esse é seu papel de marido.
Não se frustre mais. Se você arruma tudo e seu marido não lhe agradece, não pense que ele não se sente agradecido. Ele reconhece que você faz bem a sua parte, e como a mulher virtuosa, você lhe faz bem e não mal todos os dias da sua vida.
Se seu marido falar, fique atenta. Mas se ele ficar em silêncio depois que você colocou toda a casa em ordem, sinta-se feliz! Nem sempre a aprovação vem com palavras, mesmo o silêncio pode dizer muitas coisas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...