20 de abril de 2016

Necrose espiritual

"Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós." 1ª Coríntios 12:20,21

Segundo a medicina, uma mão amputada pode ser reimplantada ao corpo num prazo de até 6 horas após a amputação, caso seja conservada de modo adequado (enrolada em um pano limpo, ou em um saco plástico com água ou gelo). 
Somos considerados por Deus membros, onde Cristo é a cabeça e também seu corpo.
Quanto tempo um membro (cristão) pode sobreviver amputado do Corpo de Cristo?
O prazo máximo para uma mão humana, em condições que a conservem para um possível reimplante é de apenas 6 horas, e se estas condições não forem observadas, a mão entra em processo de necrose (putrefação, apodrecimento) e provavelmente não poderá retornar ao corpo da qual  foi extirpada.
Observamos nos dias de hoje uma multidão de irmãos, que um dia serviram a Cristo com alegria, deixando de congregar, praticamente amputando a si mesmos do Corpo de Cristo. 
Alguns acusam os outros irmãos por terem tomado esta decisão, mas nosso compromisso com Cristo não deve ser baseado no comportamento alheio. Cada membro do Corpo de Cristo tem responsabilidade sobre si mesmo na questão de pertencer ou não ligado ao Corpo.
Muitos não compreendem a seriedade da passagem bíblica:"Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos." João 6:53
Os motivos para o abandono da congregação e principalmente da Santa Ceia do Senhor são vários, e a grande maioria não atenta para a gravidade das consequências que tal atitude acarreta.
Um membro fora do Corpo de Cristo passa a ficar exposto ao que há de pior no mundo, entrando em estado de necrose espiritual, onde o discernimento fica completamente nublado, não percebendo seu próprio estado de decadência.
O prazo neste caso não se conta em horas, como no caso da mão física amputada, porém, cada segundo pode ser determinante no destino final deste membro.
Imagine esta alegoria da mão que se revolta contra o corpo:
"-Não quero mais fazer parte do corpo! Sou sempre solicitada para calçar o sapato nos pés, para coçar as costas, para pentear os cabelos, para lavar o rosto... estou farta de ter que ser útil o tempo todo!!! Vou abandonar este corpo, quero viver uma vida independente, onde eu possa fazer apenas o que EU quiser e quando EU quiser!"
Um corpo com uma mão amputada se esforça para suprir a falta daquele membro se ajustando, porém a mão amputada não terá uma "carreira tão brilhante" como imaginou fora do corpo.
A falta de comunhão com irmãos da mesma fé nos torna vulneráveis aos ataques exteriores. 
Os irmãos que permanecem em comunhão com o Corpo de Cristo, na falta de um membro que não quer mais estar ligado procuram entrar em contato, trazê-lo de volta a comunhão através do aconselhamento da Palavra de Deus. Caso o retorno não aconteça, apenas a mão terá maior prejuízo, enquanto o Corpo permanece funcionando e se ajustando.
Para o cristão, não há vida fora do Corpo de Cristo. Caso você conheça algum cristão que abandonou a congregação, que não participa mais da Santa Ceia que fique claro que a Bíblia nos ensina que estamos vivos enquanto permanecemos ligados à Videira Verdadeira que é Jesus Cristo. Qualquer outro método para conseguir a vida eterna estando fora do Corpo de Cristo é falha.
Alguns alegam que estão muito melhor sem congregar! Confessam que em seus lares depois que abandonam o convívio com os irmãos da mesma fé, leem a Palavra de Deus, ouvem louvores, oram e jejuam. 
Não ignore a advertência de Hebreus 3:12 que diz:"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." 
Para Deus, não existe "meia obediência". 
Não se engane: "...o mundo jaz no maligno." 1ª João 5:19b
O fato do mundo jazer no maligno nos mostra claramente que o mundo está morto. Morto em pecados diante de Deus. Qualquer associação de alguém que já foi membro do Corpo de Cristo com o mundo é uma associação para a morte espiritual!
Esta palavra pode parecer muito dura, mas é a realidade na vida de muitos que um dia foram servos de Deus, e por algum motivo quebraram a aliança feita com o Senhor no dia do seu batismo nas águas.
Ainda há tempo de voltar. Ainda há tempo de ser reimplantado ao Corpo de Cristo. Não há estado de necrose espiritual que não seja revertida pelo Senhor se você disser SIM, EU QUERO VOLTAR.
Se faz pouco tempo que você se desligou do convívio de uma congregação, pare de correr perigo. A necrose espiritual pode até mesmo não ter sido percebida ainda, mas ela é gradativa. Assim como é fácil compreender que para um membro físico não há vida fora do corpo, não há vida para um cristão fora de Cristo.
Jesus está às portas e será muito triste se você não estiver preparado para se encontrar com Ele.
Não endureça o seu coração. Siga o conselho do Senhor:"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, aconselhando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hebreus 10:25



Um comentário:

  1. Oi! Você escreve muito bem, estava afastada do Senhor mais foi só eu querer voltar que ele me resgatou e ainda bem que houve tempo! Estarei te seguindo agradeço se puder visitar o meu blog! Muito obrigada!Bjs

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...