19 de janeiro de 2012

O andar do cristão

"Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito." Rm 8:1 
A palavra de Deus é bem específica quando fala à respeito daqueles que não sofrerão condenação: "somente aqueles que não andam segundo a carne." O que significa afinal "andar segundo a carne"? Em Gálatas 5:19-21 temos uma série de obras conhecidas como obras da carne:"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas,acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
Praticar qualquer uma dessas obras continuamente, ou obras semelhantes como as citadas em Gálatas nos desqualifica para receber a herança no reino de Deus. É um assunto de extrema importância, dada a gravidade das consequências de se andar cumprindo as obras da carne. Aquele que vive constantemente andando na carne, não terá herança no reino de Deus. 
O pecado cauteriza a consciência do homem. 
Em Provérbios 13:13 lemos: "O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado." Seria uma grande imprudência um cristão desprezar as palavras contidas em Gálatas 5:19-21, sabendo que desse modo corre o sério risco de ficar de fora do reino de Deus. Mas como combater as obras da carne, se vivemos em um corpo físico, com sentimentos humanos? Em Gálatas 5:16 temos a resposta: "Digo, porém:Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne." No versículo 17 de Gálatas 5 diz que o Espírito se opõe à carne para que não façamos o que queremos. De certo modo, está em nossas mãos o poder de realizar ou não a vontade da carne. Contamos com o apoio do Espírito para vencer e não andarmos segundo a carne. Quando alguém é tentado a realizar alguma obra da carne, não poderá dizer que foi tentado por Deus, porque Deus não tenta a ninguém e por seu caráter não pode ser tentado pelo mal.(Tiago 1:13) A Bíblia é clara quando revela que se alguém é tentado, é atraído e engodado (seduzido) pelos seus próprios prazeres e desejos. (Tiago 1:14) Sendo assim, quando alguém se vê em situação de pecado, andando na carne, não poderá culpar à Deus alegando que Deus facilitou sua queda por não tê-lo livrado de tal situação. A sua própria cobiça pelos prazeres pecaminosos o seduziram a cair no erro. 
A responsabilidade é pessoal. 
No princípio, quando Adão pecou culpou à Eva e à Deus por ter-lhe dado ela como mulher! A mulher por sua vez culpou a serpente. A lição que tiramos disso, é que colocar a culpa em outra pessoa, não alivia nossa responsabilidade na participação de um pecado. Esse caso ilustra como somos tentados e seduzidos pelos nossos próprios desejos. Eva acreditou nas palavras da serpente e cobiçou o que ela prometia que lhe aconteceria se viesse a comer do fruto, que seus olhos se abririam para o conhecimento do bem e do mal e seria como um deus (Gênesis 3). A sedução das obras da carne geralmente contem a promessa de um prazer passageiro (e muitas vezes até enganoso) que pode nos fazer perder uma herança eterna! Como viver e andar em Espírito em um mundo tão sedutor? Somente com a ajuda do Senhor isto é possível. A comunhão com Deus, leitura diária da Bíblia, oração e jejum nos mantêm mais ligados à Deus e menos interessados no mundo com suas seduções. Manter a comunhão íntima com o Senhor é o segredo! Devemos nos lembrar que a inclinação da carne significa morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz. (Romanos 8:6) A comunhão com aqueles que fazem parte do Corpo de Cristo é recomendada em ICoríntios 12:25 e 26:"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que se um membro padece, todos os membros padecem com ele, e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." A palavra diz que aquele que se prostitui peca contra seu próprio corpo, mas que os demais pecados são cometidos fora do corpo (ICo 6:18).
A lista de obras da carne contidas em Gálatas 5:19-21 engloba uma série de pecados que se viermos a praticar poderemos vir a prejudicar outras pessoas. 
O Senhor nos mostra os benefícios de se andar no Espírito: ter vida e paz e herança no seu reino. Mas para o que insistem em andar na carne, as consequências serão morte e a retirada da herança no reino de Deus. A escolha está em nossas mãos!


2 comentários:

  1. Genilda, você sempre postando textos muito edificantes. Que Deus te abençoe a cada dia e te use sempre.
    Obrigado pela sua presença constante no Recanto, sempre deixando comentários valiosos em vários postagens.
    Beijinhos carinhosos de toda Equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sempre ligadinha no Recanto das Mamães Blogueiras, porque agora faço parte do time com meu bebê James \0/ Aprendo muito com vocês que já tem experiência na linda tarefa de criação de filhos!

      Excluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...