12 de fevereiro de 2012

Fazendo a diferença ou sendo indiferente?

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, perfeita vontade de Deus."  Romanos 12:2
Como é seu relacionamento no meio em que você vive? Pode se dizer que suas atitudes fazem a diferença ou você se enquadra entre aqueles que fazem o que todo mundo faz?
Em Romanos 12:18 encontramos a palavra que diz:"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." Nosso temperamento conta muito quando se trata de resolver uma questão.
Essa palavra nos diz que quando tivermos oportunidade e se for possível, que tenhamos paz com todos.
Nem sempre é fácil levar esta palavra para o dia a dia quando vemos o meio estressante em que vivemos, o trânsito engarrafado, o chefe exigente, a família com suas debilidades emocionais a serem supridas. Mas fica o conselho: tenha paz com todos. É um modo de fazer a diferença nas relações sociais. Ao invés de agir de modo agressivo, explosivo e rude, acalme-se e tenha paz com todos.O nosso entendimento se renova quando não nos conformamos com o mundo, (fazendo exatamento o que manda o script do mundo!), e renovado ele tem o privilégio de desfrutar da perfeita vontade de Deus que é boa e agradável.
Outro modo de viver uma vida transformada e renovar o entendimento é fazendo o bem. Em Tiago 4:17 diz:"Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado." Neste caso não há desculpas: todos nós sabemos o que é fazer o bem (ou simplesmente não fazê-lo!) ou fazer o mal.Em I Jo 2:15,16 lemos:"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne (desejo imoderado de satisfazer a sensualidade, dicionário Priberam), a concupsciência dos olhos (apetite sensual, dicionário Priberam) e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." Aquele que se conforma com o mundo e seus desejos, sua cobiça, sua sensualidade, ganância e sede de competição impede a renovação de seu próprio entendimento, e desse modo não chega a experimentar qual seja a vontade de Deus para sua vida. Está envolto pelo mundo e seus afazeres, e geralmente não dá importância àquilo que Deus lhe tem preparado.
"Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."(I Co 2:9)
Não seja como todo mundo, agindo igual a todos. Nos deparamos com situações no dia a dia que nem sabemos porque tomamos tal atitude, ou porque respondemos de forma áspera. A explicação é simples: fazemos o que todo mundo faz, temos atitudes semelhantes ao meio que convivemos sem nos preocupar em fazer a diferença. Afinal, ser diferente demanda tempo e um pouco de esforço principalmente quando já estamos acostumados a ter um certo tipo de comportamento.
Se queremos realmente ser transformados e renovados em nosso entendimento, a palavra de Deus nos dá algumas dicas de como não se conformar com os padrões de comportamento do mundo. Leia atentamente:
-"Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca."(Colossenses 3:8)
-"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um."(Colossenses 4:8)
Para aqueles que já tem Jesus como Senhor de suas vidas fica também a palavra:"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."(Filipenses 2:14,15)
Desligue o piloto automático e tome as rédeas com a ajuda de Deus, para que seu entendimento seja renovado dia após dia, ao invés de se tornar indiferente e se deixar corromper.
Não seja indiferente ao conselho divino, faça a diferença no meio em que você vive!

4 comentários:

  1. Olá Genilda!
    Gostei muito do texto.
    Precisamos fazer mesmo a diferença e não sermos omissos, indiferentes, para com o outro.
    Precisamos pregar o evangelho, anunciar as boas-novas, amar o próximo e deixar que o Senhor nos use.
    Beijos e uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  2. Verdade,temos sim fazer a diferença!
    Adoreei o post!
    volte sempre ;)
    beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Se não fizermos a diferença... o Cristo que pregamos e vivemos é inexiste.
    Uma tarde de bênçãos sobre sua vida,
    MC

    ResponderExcluir
  4. Interessante que Paulo, quando diz para não nos conformarmos com o mundo, não disse para transformarmos o mundo, mas sim para transformarmos a nós mesmos, através da renovação da nossa mente. Só uma mente renovada por Cristo pode encarar os desafios desse mundão sem Deus.

    Desculpa por ter demorado tanto tempo pra comentar no seu blog. Você é presença constante lá no BPC e eu nem sabia que você tinha blog, Genilda! Espero corrigir isso!

    Jean Corrêa
    http://prosadecrente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...