13 de março de 2012

A escolha é sua

"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal." Deuteronômio 30:15
O que mais fazemos durante todo o percurso de nossa vida são escolhas. Escolhemos qual carreira seguir, quem serão nossos amigos, com quem queremos nos casar.
O Senhor também coloca diante de nós uma proposta para que tenhamos a liberdade de escolher.
O que muitas pessoas não percebem é que o que vivem hoje é fruto de suas escolhas. Encontramos sempre algumas delas se queixando e dizendo:"minha vida está assim e a culpa não é minha!" 
Afinal, quem vive a sua vida então? Cada um é responsável por suas próprias atitudes.
É uma atitude defensiva colocar sempre a culpa em cima de alguém quando não queremos na verdade admitir que erramos em nossa escolha, e que nossa vida não está do jeito que planejamos porque deixamos as rédeas nas mãos de outros para nos guiar.Mas a liberdade de escolha é sua: vida ou morte.
A morte pode não significar a morte física, mas o esmorecimento de seu ânimo e de seus sonhos por causa de uma má escolha.
Então, o que fazer se sabemos que nossa escolha nos levou por caminhos tortuosos? O primeiro passo é não colocar a culpa em ninguém, mas reconhecer que somos os responsáveis pelo que está acontecendo.
Quando culpamos alguém por algo que é de nossa responsabilidade, nos colocamos no papel de vítimas.
A vítima é sempre aquela que independente de sua vontade, é envolvida em uma situação que a prejudica.
Será que não é esse o papel que você gostaria de ter, somente de vítima? A vítima demonstra fraqueza e passividade.
Não seja vítima de si mesma! Reconheça que suas escolhas a levaram até onde você está hoje, mas que não é preciso continuar na mesma situação que você se encontra, você tem o poder da escolha, e o Senhor coloca diante de você duas opções: a vida (o bem), a morte (e o mal).
Dentro de uma situação ruim podemos aprender muitas lições, como por exemplo não repetir os mesmos erros. Já é um passo para o crescimento, para sair do papel de eterna vítima e se tornar responsável por suas escolhas.
Escolha ser responsável pelo que faz, escolha o bem. Porque quando escolhemos o mal e as coisas não vão bem, a culpa nesse caso não é das outras pessoas.
Não somos marionetes nas mãos de ninguém, mas também não podemos admitir que nossas más escolhas nos descontrolem.
Fique com essa reflexão e faça a sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...