11 de junho de 2012

A mentira

"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."Efésios 4:25 
Você tem o costume de mentir? A mentira pode ser algo inofensivo aos olhos de quem mente, mas não aos olhos de Deus.
Por causa de uma mentira, Eva foi enganada e desobedeceu à Deus comendo do fruto da àrvore que o Senhor não havia permitido que ela comesse:"E disse o Senhor Deus à mulher: Porque fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3:13)
Há aqueles que mentem para os outros, e ainda há os que mentem para si mesmos quando dizem que conhecem à Deus mas não o obedecem:"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade."(IJoão 2:4)
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (IJoão 1:8)
Em Mateus 5:37 a palavra de Deus diz:"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim, não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna."
O fato de inventar coisas que não aconteceram, contar algo que sabemos se tratar de uma mentira nos torna falhos com a verdade. 
Dizem que o mentiroso deve ter boa memória, pois uma hora ou outra poderá ser surpreendido em sua própria mentira e se confundir! Talvez se acontecesse com quem mente o mesmo que acontecia com Pinóquio das histórias infantis (seu nariz crescia) muitos pensariam duas vezes antes de contar uma mentira!
Em Provérbios 19:22b diz:"...o pobre é melhor do que o mentiroso."
O mentiroso é na verdade um egoísta, que em benefício próprio conta uma mentira para se livrar da responsabilidade que a verdade pode lhe trazer.
A verdade nos liberta, ao contrário da mentira que aprisiona aquele que está acostumado a proferí-la. É como uma bola de neve, uma mentira leva à outra.
Na verdade não há engano:"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." (IICoríntios 13:8)
Se o nosso objetivo é seguir à Jesus fielmente, não devemos deixar que a mentira nos atrapalhe, ainda mais quando nos lembramos que Jesus além de ser o Caminho e a Vida é também a Verdade.
Como podemos servir à Deus que é a própria Verdade, falando mentira?
"Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)
A mentira só vai levá-lo a contar outras novas mentiras.
Se você quer ser verdadeiramente abençoado, faça como está escrito em I Pedro 3:10:"Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano."

5 comentários:

  1. Ótima mensagem! É impossível servir ao Senhor Jesus e viver na mentira, pois o pai da mentira é o diabo, portanto, os que praticam são seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Post abençoado... Beijossss Quem fala a verdade manifesta a Justiça.

    ResponderExcluir
  3. Amem. Que o Eterno esteja sempre purificando nossos lábios, e que de fato, refreemos nossa língua.

    ResponderExcluir
  4. Navegando pelos blogs encontrei o seu, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim. Gostei de poder encontrar pessoa que ama Jesus, e pela escrita também ama o próximo. Que o Senhor Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida, não poderia de deixar um convite: Tenho um blog O Peregrino e Servo, e pessoas como você me fazem falta como amigos, por isso se desejar fazer parte de meu blog eu ficaria radiante, de seguida irei retribuir seguindo também seu blog. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...