27 de outubro de 2012

Quando não obedecemos a voz de Deus

"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma bênção." Gênesis 12:1,2
O Senhor é um Deus que abençoa, porém para receber a bênção de Deus, precisamos antes de tudo aprender a obedecê-lo.
Quando Ele nos dá uma ordem com uma promessa de bênção e o obedecemos, tudo é feito assim como Ele diz.  
Abrão ouviu o Senhor lhe falando para sair da terra onde vivia, do meio de seus parentes, da casa de seu pai e ir à terra que o Senhor lhe mostraria, onde ele seria grandemente abençoado.
"E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã."(Gênesis 12:5)
Abrão obedeceu saindo da cidade de Harã, onde vivia, mas desobedeceu levando consigo seu sobrinho Ló, pois o Senhor lhe mandou sair do meio de sua parentela, então nesse caso ele também não deveria levar nenhum parente. Se assim fosse, o Senhor lhe diria.
Ficou em Canaã por algum tempo, depois se destacou para outras cidades e enfim desceu ao Egito, pois a fome assolava a terra onde Abrão estava.
O que Abrão não se deu conta, é que o Senhor não havia lhe dado ordem para descer ao Egito.
Abrão já havia estado em Canaã, onde Deus lhe havia confirmado uma promessa, que estava ligada também a primeira promessa sobre fazer dele uma grande nação:"E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra."(Gênesis 12:7a)
Por causa da fome na região onde Abrão se encontrava, ele foi para o Egito. Mas o que teria acontecido se Abrão permanecesse onde estava e confiasse que o Senhor lhe supriria em tudo e não deixaria que nada lhe faltasse?
Ele certamente não teria passado pelo que passou. Veremos agora a trajetória de Abrão: Chegando ao Egito, teve medo de ser morto pelo povo daquele lugar se declarasse que Sarai era sua esposa, porque ela era muito bonita e pensou que o matariam para ficar com ela. Então, Abrão convenceu a Sarai a dizer que na verdade ela era sua irmã!
O Faraó do Egito, encantado com a beleza de Sarai, pegou-a e a levou para sua casa!
Esse é um exemplo do que acontece quando decidimos agir do nosso modo, quando Deus nos dá uma ordem seguida de uma promessa de bênção e resolvemos fazer as coisas do nosso modo.
Abrão teve sua esposa devolvida, depois que Faraó descobriu que na verdade eles eram casados. E assim Abrão se foi do Egito com sua esposa e seu sobrinho para Betel.
Em Betel, mais problemas. Como Ló, e Abrão eram criadores de rebanhos, tomavam a terra para suas criações:"E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló." (Gênesis 13:6,7a)
Abrão por fim, teve que se separar de seu sobrinho para não complicar mais as coisas:"Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o Oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma." (Gênesis 13:11,12)
Com estes exemplos da vida de Abrão podemos perceber o que acontece quando cumprimos apenas parte do que Deus nos manda: complicamos nossa vida!
Abrão teve vários problemas, por obedecer à Deus parcialmente.
Deus, como foi dito no princípio é um Deus que nos abençoa. Mas ser fiel à Ele, quando Ele nos dá uma ordem com promessa de bênção, é essencial para a nossa paz de espírito, e em todas as áreas de nossa vida.
Como está sua vida hoje? Tem recebido o que Deus tem lhe prometido? Tem sido obediente à voz de Deus?
A obediência é a chave que abre a porta da bênção de Deus em nossa vida.
"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus." (Deuteronômio 28:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...