2 de novembro de 2012

O luto

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Eclesiastes 7:2
Um dos momentos mais difíceis das nossas vidas, é ter que encarar a morte de algum amigo ou familiar muito próximo.
Até mesmo numa situação como essa, em que pensamos que Deus não tem nada a nos dizer, por ser uma situação que foge ao nosso entendimento em alguns casos, Ele tem algo a nos mostrar.
Na palavra de Deus, diz que é melhor ir há uma casa onde há luto do que em uma casa onde há um banquete. Mas porque? Será que não é tão mais gostoso estar no meio da festa, sorrindo com todos, nos divertindo?
Na verdade, não há mal algum no divertimento, mas há um porém: estar sempre distraída em divertimentos nos tira do foco principal, que é a análise da nossa própria vida e atitudes.
Muitas pessoas usam o divertimento simplesmente para se desligar dos próprios conflitos. Vivem de festa em festa, sem pensar o que será de suas vidas diante de Deus quando chegar a hora delas se apresentarem diante do Senhor. Para dizer a verdade, elas nem ao menos pensam nisso, vivem como se a vida não fosse nunca acabar!
Outras pessoas se entregam aos vícios, (bebidas, drogas, jogos virtuais, pornografia, consumismo, etc) e assim vão vivendo praticamente no piloto automático. Elas não percebem o que estão fazendo das próprias vidas, e não pretendem tomar nenhuma atitude para mudar.
A morte de alguém próximo é como um baque. Paramos e começamos a pensar não somente na pessoa que faleceu e em tudo o que ela fez na vida, mas com a notícia da morte de alguém, temos a capacidade de olhar para dentro de nós mesmas e analisar que vida estamos vivendo.
Quando alguém muito querido vem a falecer, percebemos como a vida é breve, e como ela pode acabar para qualquer um. Ela não faz distinção de raça, religião, visão política. Um dia a morte vem para todos.
E você, o que terá feito até então quando for a sua vez? Será que você terá dado o melhor de si para o Senhor, ou passou sua vida no piloto automático, deixando a vida passar sem se importar nem mesmo com sua vida espiritual?
Muitas pessoas só se lembram que tem uma vida espiritual quando estão muito próximas da morte em um leito de hospital, ou quando intercedem por alguém que está na mesma situação. Então prometem para Deus que irão se dedicar na vida espiritual se Ele as curar ou curar a pessoa enferma. Assim que a cura chega, elas se esquecem de tudo o que prometeram e deixam o Senhor de lado.
Se você tem algo para fazer para Deus, faça hoje, pois o dia de amanhã não lhe pertence. Tudo o que você quiser realizar para agradar ao Senhor, só poderá ser feito no dia de hoje. Nem todos os nossos planos a longo prazo poderão se realizar, somente se Deus quiser.
Leia a parábola que Jesus contou para os discípulos e fique com essa reflexão para a sua vida hoje: "A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." Lucas 12:16-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...