21 de outubro de 2012

Você pode resistir

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."(1Coríntios 10:13)
Você já parou para pensar que a tentação é como uma maçã envenenada? A aparência é a melhor possível, prometendo prazer imediato mas sem nenhuma garantia após ter sido provada que aquilo que você fez trará algum benefício real e duradouro. Aliás, garantia é algo que não existe quando o assunto é ceder à tentação.
Alguns dizem: "eu não resisti, foi mais forte do que eu!" Mas podemos compreender melhor pela palavra de Deus, que as coisas não funcionam bem assim.
A tentação é algo humano, não é sobrenatural, e todos nós, todos os dias somos tentados por coisas que estão justamente ao nosso alcance.
Somos tentados exatamente naquilo que cobiçamos:"...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:14,15)
A tentação vem como uma resposta que parece resolver o problema da nossa própria cobiça, dos nossos maus desejos e intenções. Ela atrai e seduz com a promessa que "não faz mal, todo mundo faz, o que é que tem, é só uma vez..." Assim são as desculpas sem fim, quando depois de iludidos com suas promessas e convencidos que vale a pena ceder.
Ser tentado não é pecado. O pecado está justamente em ceder àquilo que nos trará consequências e que principalmente martelará em nossa mente o sentimento de culpa e vergonha constantemente.
Quantas pessoas você conhece que dariam tudo o que tem se pudessem voltar atrás, e não cair na tentação que não resistiram e que mudou o rumo de suas vidas para pior?
Geralmente se usa o termo "cair em tentação", que vem da oração ensinada pelo nosso Senhor Jesus (Mateus 6:13), porque é exatamente isto que a tentação faz com aquele que cede: ela o faz cair. Cair em desolação, cair em tristeza, cair em culpa e remorso. O poço para alguns pode ser mais profundo, e de queda em queda, a cada dia acabam se convencendo que não tem como resistir a tentação, que a vida é assim mesmo com todo mundo, que agora não há mais chance de sair da situação em que se encontra. Não caia nessa armadilha! 
Quando uma pessoa cai em adultério, diz que não teve chance de se defender da tentação, mas na verdade, o que aconteceu foi que ela não resistiu quando foi tentada. Um dia aceitou convite para almoçar com uma amiga do trabalho, mesmo sendo um homem casado. Dias depois saiu com a secretária e mentiu para a esposa que estava em uma reunião no escritório. E quando menos pensou, já havia consumado o fato e transtornado seu casamento.
Será que não poderia ter resistido ao primeiro encontro? Ter recusado sair a sós com uma mulher que não era sua esposa e ainda escondido?
A resposta é sim, podia, mas foi atraído e seduzido pela sua própria cobiça.
A cobiça de possuir algo que é ilícito, de se entregar a um vício, de fazer algo imoral mora no coração:"Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:19)
O nosso cuidado deve estar justamente no coração. O que estamos guardando dentro dele ultimamente?
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)
Da próxima vez que você for tentado, resista. Lembre-se que a tentação não é algo sobrenatural ou fora do normal, e que ela não é mais forte do que você e seu poder de discernir entre o bem e o mal.
Quando se vir tentado a navegar em páginas pornográficas pela internet, retornar ao vício do cigarro, bebida, drogas, prostituição, fofocar sobre a vida de todo mundo, ou seja lá qualquer que seja a área onde você é mais tentado e atacado, diga não. Você não é obrigado a seguir o que a tentação lhe sugere, porque ela é péssima em sugestões. Os resultados de suas sugestões são pecado e morte.
Pode não ser uma morte física o que vai lhe acontecer depois de ceder, mas estar morto espiritualmente é realmente se tornar um morto-vivo!
A tentação vem e passa se você resistir, mas se você não resistir, ela vem e as consequências e a culpa ficam.
Peça para Deus, em nome de Jesus lhe dar forças para resistir, e você vai desfrutar da paz de Deus em sua vida. Não espere que seja tarde para dizer não, e depois de ter se deixado levar pela tentação, ouvir arrependido estas palavras do Senhor:"Ah, se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar." (Isaías 48:18)

Um comentário:

  1. BENDICIONES DESDE EL SALVADOR CENTROAMERI, LES VISITO DESDE MI BLOG www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    COMPARTO MI TESTIMONIO DE SANIDAD PARA LA GLORIA DE DIOS

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...