22 de dezembro de 2014

Ira apressada

"Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos." Eclesiastes 7:9
Já percebeu que há dias que parece que tudo conspira contra nós? Levantamos da cama tropeçando no primeiro móvel que vemos pela frente, e já dizemos uma exclamação ruim: "Que droga!"
Na pressa de fazer o café com leite, a xícara cheia vira em cima da toalha da mesa, e o que parecia ser um novo dia parece começar com uma série de pequenos incidentes responsáveis por tirar a nossa paciência.
Para quem precisa pegar o trânsito para chegar ao trabalho, não há coisa pior que congestionamento, e começa o estresse entre buzinas, palavrões e sinais fechados.
Será que vale mesmo a pena passar o dia inteiro irada por causa das coisas que acontecem?
Quando a ira vem, nós nem pensamos duas vezes, parece imediata a raiva que nos sobe, o rosto muda de cor, as palavras saem agressivas e depois que a ira passa, pensamos: "Puxa, será que eu precisava mesmo ter dito o que falei, ou ter agido daquele jeito?"
Algumas pessoas vivem tão iradas, que tudo para elas já é motivo para explodir. Se estão passando pela rua, e algum pedestre sem querer tropeça em cima delas a pergunta é:"'Tá cego, não olha por onde anda?" Se recebem um troco errado na padaria: "Esse troco 'tá errado, 'tá querendo ficar com meu dinheiro é?" Se falam algo e não são respondidas no mesmo instante: "Não ouviu o que eu falei? Por acaso 'tá surdo ou vou precisar falar mais alto?"
A ira cresce de volume conforme nos acostumamos com ela. Uma pessoa irada torna-se também uma pessoa impulsiva, porque não controla mais suas atitudes e não mede palavras para responder ofensivamente quando não tem seu desejo atendido.
A palavra de Deus diz claramente que a ira se abriga no seio dos tolos, ou seja, ela mora no íntimo dos insensatos.
Toda vez que você se deixa dominar pela ira, você está agindo de modo insensato e sendo comparável a uma pessoa tola.
Vai adiantar ficar irada porque descobriu que acabou a margarina? Não seria mais fácil pegar o dinheiro e ir no mercado comprar outra ao invés de primeiro falar um monte de palavras ofensivas para quem mora em sua casa só porque não tem margarina?
Há coisas que infelizmente fazemos e podemos nos chamar de tolas por fazê-las. Preste atenção nas suas atitudes, se você não tem agido de forma tola, se irando com facilidade e sem nenhuma necessidade.
Você pode além de estragar o seu dia, estragar o dia de outras pessoas por causa da ira. Tome uma atitude sábia: quando perceber que vai ficar irada, não se apresse em falar coisas inconvenientes. Respire fundo e aprenda com Jesus que é o melhor mestre: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração: e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...