12 de abril de 2012

O perigo da inconstância

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." Tiago 1:8
Você é uma pessoa indecisa, que nunca sabe qual rumo tomar frente às decisões?
Esse tipo de comportamento pode ser caracterizado na palavra de Deus como um coração dobre, ou seja, um coração com dois pensamentos.
Na vida espiritual, o coração dobre é o vilão da fé. Uma pessoa de coração dobre, melhor dizendo inconstante, nunca estará realmente firmada.
O homem inconstante está sempre indeciso no que diz respeito a fé, ouvindo a palavra de Deus e não a praticando por causa de sua inconstância:"Mas o que ouve (a palavra de Deus) e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa."(Lucas 6:49)
Um coração inconstante pode levar o homem à ruína.
Há muitas pessoas que recebem a Palavra de Deus com alegria, mas nem todas a guardam. Vemos isso em Mateus 13:20,21 onde a Palavra é comparada a semente:"Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende." Nestes casos, o coração dobre entra em ação, e a pessoa decidida a não ser perseguida ou angustiada por causa da fé em Deus, prefere abandonar o que foi recebido.
Não fosse sua inconstância, poderia com o tempo perceber que a melhor escolha é enfrentar os obstáculos que aparecem diante daquele que abraça a fé, e descobrir que sua recompensa é bem maior no fim da jornada do que deixar o caminho após a primeira dificuldade.
A vontade de Deus a nosso respeito é que sejamos firmes e constantes como diz 1Co 15:58:"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
O homem de coração dobre e comportamento inconstante poderá não perceber o perigo quando ele se aproximar, deixando-se ser levado como diz em Efésios 4:14:"... não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Um coração inconstante corre o sério risco de ser enganado. Por não ser decidido e estar sempre em cima do muro, poderá escolher justamente aquilo que irá prejudicá-lo. 
Lemos em ICoríntios 14:8:"Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?"
Assim é o homem inconstante, se ele não tiver suas decisões firmadas, que caminho irá seguir?
Não podemos ser negligentes com nossa vida espiritual, ora sendo fervorosos, ora preguiçosos na oração, ora constantes no louvor, ora displicentes na leitura da palavra de Deus. Esse tipo de comportamento tem o poder de nos tornar inconstantes ao ponto de abandonar a fé justamente por não exercitá-la.
A fé é a cura para o coração dobre e o comportamento inconstante:"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa."(Tiago 1:5-7)
A inconstância nos retira a fé. Vejamos o que é fé:"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."(Hebreus 11:1) Todo o capítulo 11 de Hebreus está recheado de exemplos a respeito da fé. Conta sobre homens de Deus que foram constantes na fé e alcançaram o que almejaram.
O homem inconstante pode se tornar constante na fé se for mais atento à palavra de Deus:"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."(Romanos 10:17)
Deus fala todos os dias aos corações, sejam eles corações dobres (inconstantes) ou firmes na palavra.
O conselho quando ouvir o Senhor falar ao seu coração é este:"Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações."(Hebreus 4:7b)


2 comentários:

  1. Infelizmente muitas pessoas são levadas a ouvir mais a voz do coração, do que a dá própria razão, ensinadas e enganadas a acreditarem ser Deus falando...

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito boa esta me ajudando muito a estudar e aprofundar esse assunto.

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...