5 de julho de 2012

Conhecendo e prosseguindo

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5:12-14
 O texto aos Hebreus nos exorta a aprender com a Palavra de Deus e não permanecer como meninos no conhecimento.
Há quanto tempo somos participantes na casa de Deus? Sabemos de fato quais são as bases da nossa fé?
A palavra nos alerta a conhecer e prosseguir em Oséias 6:3a "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor..."
O que acontece em nossos dias é que muitos cristão não estão prosseguindo no conhecimento de Deus. Se contentam somente em conhecer ao Senhor no princípio de sua fé, quando ainda estão no primeiro amor. O fervor do primeiro amor deve ser cultivado dia após dia para não corrermos o risco de esfriar na fé.
A palavra ainda nos chama a atenção a respeito do conhecimento de Deus, onde muitos já deveriam ser mestres com tudo o que tem aprendido mas permanecem estacionados ainda necessitando que lhes ensinem a base da Palavra de Deus, sem avançar e sempre retomando ao conhecimento inicial, sem aprender bases mais sólidas para a vida espiritual.
A palavra é comparada ao alimento sólido e ao leite. O alimento sólido é a base e a continuidade do que aprendemos da parte de Deus através da sua Palavra, e o leite representa o que aprendemos no início de nossa fé.
Quanto será que conhecemos de Deus? Já estamos no alimento sólido? Ou ainda precisamos do leite porque não temos estrutura e nem experiência o suficiente para suportar as provas mais duras que somente aqueles que conhecem a Deus e a Sua Palavra com mais intimidade podem suportar?
O risco que corremos por não prosseguir conhecendo à Deus, é que vamos aos poucos nos afastando do objetivo de ter Jesus como Senhor da nossa vida e nos tornando presas fáceis das adversidades da vida.
Aquele que passa um longo período sem estudar a palavra de Deus, sem frequentar os cultos, sem orar ou jejuar vai esfriando aos poucos na fé, ficando estagnado no conhecimento de Deus. Ele pode até não se esquecer do que foi aprendido, porém não vai avançar no conhecimento.
A Bíblia nos diz que aquele que se alimenta de leite, ainda não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. É como se fosse uma criança na fé!
O propósito de Deus a nosso respeito é este:"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."(II Pedro 3:18a)
Quem não se interessa em prosseguir conhecendo à Deus através da sua palavra, consequentemente corre o risco de não crescer na graça e conhecimento de Deus, podendo até mesmo ser levado por doutrinas estranhas e contrárias à palavra.
Deus quer que cresçamos na graça, e isso só é possível através do melhor conhecimento de Deus pela sua Palavra.
Ele quer que nos aperfeiçoemos para a obra do ministério e isto só é possível se nos dedicarmos.
Em Efésios 4:11-14 lemos:"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Aquele que se contenta em se alimentar apenas do "leite espiritual" sem se preocupar em obter "alimento espiritual sólido" não estará firme quando vierem as provações.
Deus quer que nos esforcemos em aprender mais, porque desse modo descobrimos qual é o talento de Deus em nossa vida.
Um bebê quando nasce, não tem condições de comer alimento sólido, precisa do leite para sua subsistência. Contudo, conforme vão se passando os anos, ele já não mais será alimentado somente com leite como no início, passando a comer alimento sólido.
Com o cristão não é diferente. Temos que crescer na graça e no conhecimento para nos aperfeiçoar para os projetos que Deus tem para nós.
O chamado ao conhecimento de Deus é para todos. Alguns se enganam pensando que somente os pastores, evangelistas, diáconos e pregadores devem aprender mais da Palavra. Não há em toda a Bíblia nenhuma proibição quanto a se obter conhecimento de Deus.
Em Provérbios 4:4 diz: "E ele ensinava-me e dizia-me:Retenha as minhas palavras o teu coração: guarda os meus mandamentos e vive."
Prosseguir conhecendo ao Senhor vai nos trazer experiência com sua Palavra.
Em João 14:26 lemos:"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."
Como lembraremos do que o Senhor nos tem dito se não lermos sua Palavra?
Somente o que foi aprendido poderá ser lembrado!
Vamos ficar atentos ao que Deus está nos dizendo, e lembraremos no tempo oportuno quando for necessário usar sua Palavra.

2 comentários:

  1. Oi Genilda!
    Que texto bonito, para refletir.
    Parabéns!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  2. Hoje vim divulgar mais um dos meus blogs:
    http://www.blocotpm.blogspot.com/

    segue a gente lá!

    *-*

    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...