20 de março de 2013

Sem murmuração e contenda

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas." Filipenses 2:14
Nem sempre é fácil conter as palavras quando estamos insatisfeitas. Reclamamos, passamos os dias murmurando pelos cantos, sem perceber que reclamar não trará a solução para o que precisamos.
Então, se não terá nenhum benefício viver murmurando, porque fazemos isso? Pela simples força do hábito.
Quem murmura por tudo, ou seja, vive criticando, reclamando, certamente consegue um modo de entrar em atrito com as pessoas.
Nossa insatisfação com a vida e com as situações nos tornam péssimas companhias, afinal, quem é que gosta de ficar do lado de gente que só reclama?
Na palavra de Deus diz para fazermos todas as coisas sem murmurações nem contendas. Talvez se estivesse escrito que podemos fazer "algumas coisas" sem esse terrível hábito, diríamos: bom, posso fazer isso facilmente, mas tal coisa acho tão insuportável que não consigo fazer sem reclamar!"
O detalhe está em "fazei TODAS as coisas". Todas, simplesmente são todas, não são apenas algumas coisas.
Imagine agora alguém que ao contrário do que é aconselhado no versículo, faz todas as coisas com murmuração e contenda! Será que você tem sido assim?
Quando eu era criança, sempre que meu pai me mandava fazer alguma coisa e eu protestava por estar com preguiça de fazer, ele dizia:"O preguiçoso só vive nervoso!" Na hora, eu não achava graça nesse ditado, mas com o passar dos anos pude entender, que quando alguém é solicitado a ajudar e não está disposto, se irrita com facilidade porque não quer que o incomodem. Assim, eu murmurava e fazia o que ele mandava, mesmo reclamando. Reclamar por acaso mudava a situação de que ele estava me dando uma ordem? Não, ao contrário, eu ia sem nenhum espírito voluntário fazer o que ele estava falando.
Nos comportamos assim com Deus às vezes. Ele nos dá uma ordem, nós protestamos e no fim o obedecemos com várias murmurações, mesmo sabendo que  o que Ele está nos mandando fazer é para o nosso bem.
Podemos aprender mais sobre fazer o que Deus nos manda, sem ter sempre a indisposição que nos cerca, orando desse modo:"Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário."Salmo 51:12
Ter espírito voluntário é estar sempre pronto. Isso geralmente não acontece conosco quando nos deixamos levar pelas emoções e situações do dia a dia:"precisam da minha ajuda, mas me sinto triste para ajudar alguém, me convidaram para ir à casa de Deus mas estou com preguiça para sair, estão me chamando mas hoje não quero atender ninguém porque estou de mau humor." E assim vão as murmurações tomando conta dos nossos sentimentos, ao ponto de não conseguirmos mais controlar o mau hábito, sempre tendo uma reclamação e desculpa a dizer quando alguém precisa de nós.
Um espírito voluntário é sustentado por Deus, então é possível sim se fazer todas as coisas sem murmuração nem contenda, quando somos sustentados pelo poder de Deus, com o objetivo de cumprir a sua vontade em nossa vida.
Peça à Deus para que você também tenha um espírito voluntário e livre-se do mau hábito da murmuração. Quando sabemos que temos que obedecer à Deus para o nosso bem, reclamar não será a solução, mas obedecer sim. A bênção só vem através da obediência:"O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus." Deuteronômio 28:8


3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Estava lendo hoje Filip 2, e fui pesquisar sobre murmuração. Foi aí que achei o blog, muito bom! Simples e objetivo o assunto sobre murmuração. As vezes, murmuramos sem percebermos, porque já se tornou um hábito em nossa vida! Precisamos realmente mudar isso.
    Que Deus nos abençoe e mude tudo aquilo que precisa ser mudado em nós!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Me fez enxergar que estou murmurando....pois essa situação que me encontro me faz murmurar. Estarei hoje mesmo mudando esse hábito. Parabéns pelo blog e que Deus te use muito para falar com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto. Me fez enxergar que estou murmurando....pois essa situação que me encontro me faz murmurar. Estarei hoje mesmo mudando esse hábito. Parabéns pelo blog e que Deus te use muito para falar com a gente.

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...