18 de agosto de 2014

Não dê ouvidos

"Não fique escutando tudo o que os outros dizem, pois poderá ouvir o seu empregado falar mal de você." Eclesiastes 7:21
Ouvimos e conversamos diariamente com muitas pessoas. Algumas nos procuram sempre para falar da vida alheia, tem sempre uma "novidade quentinha" para contar sobre alguém.
Cuidado! O primeiro sinal para saber se alguém fala mal de você, é se este alguém costuma falar da vida de todo mundo. Se ela lhe conta sobre os outros, na primeira oportunidade que tiver vai contar sobre você para as outras pessoas.
Para algumas pessoas, falar da vida alheia se tornou um hábito. Para elas, a vida alheia parece muito interessante, cheia de detalhes e pormenores que são contados e recontados para quantos ouvintes atenciosos encontrarem no caminho.
Faça um favor para si mesma: não dê ouvidos.
Quem tem o mau costume de falar sobre a vida de todo mundo, espera somente um ouvido atento para despejar tudo o que sabem e até mesmo o que não sabem, pois a pessoa fofoqueira que usa a língua somente para deixar a todos "por dentro das novidades", quando não sabem de fato sobre algum assunto, dizem o que pensam a respeito ainda que não corresponda com a verdade.
Quantas amizades já não foram destruídas somente por causa de fofocas. Ou pior, por causa de palavras distorcidas contadas por alguém mal intencionado.
Nem tudo o que você ouve, pode ser exatamente como aconteceu. A pessoa que lhe conta, pode estar contando conforme o seu próprio ponto de vista, e a pessoa envolvida no assunto talvez nem estivesse realmente dando a entender o que saiu sendo divulgado!
Imagine a cena: você compra uma roupa nova e marca para ir ao cinema com sua melhor amiga e a prima dela. Sua amiga quando lhe vê, não acha que sua escolha de roupa foi a melhor, mas para não magoá-la não faz nenhum comentário na sua frente. Ela fica a sós com a prima e comenta: "acho que ela fica melhor de calça jeans". Dias depois você fica sabendo do comentário completamente distorcido: a prima conta para as amigas que você estava ridícula quando foram ao cinema, e o pior, que foi sua melhor amiga quem disse isso, quando na verdade ela não comentou nada, apenas disse que tipo de roupa lhe caia melhor.
Percebe como se forma uma fofoca? A partir de um comentário maldoso atribuído a alguém que na verdade não estava dizendo aquilo que você está ouvindo pela boca dos outros.
Da próxima vez que vierem lhe procurar, dizendo que tem algo muito interessante para contar sobre a vida alheia, seja franca: diga que não está interessada. A princípio a pessoa vai se irritar, mas se todas as vezes você fizer isso, ela vai perceber que perdeu uma ouvinte!
A fofoca só continua circulando porque há ouvidos atentos. Não seja você mais uma que empresta os ouvidos para ouvir coisas que não são do seu interesse. Assim como você dá atenção para ouvir o que falam da vida alheia, alguém pode fazer isso também ao seu respeito.
Talvez você pense que ouvir uma fofoca não seja pecado, e que o pecado está somente em se fazer a fofoca, mas lembre-se da palavra que diz:"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1Coríntios 15:33
Hoje você pode estar dando ouvidos à uma fofoca, e amanhã você poderá estar levando essa fofoca em frente contando para outra pessoa, influenciada por esse mau hábito de alguém.
Quebre esta corrente da fofoca: não dê ouvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...