23 de setembro de 2014

Saia da prisão


"Porque ele é tais quais são os seus pensamentos." Provérbios 23:7a
Tem dias que somos atacadas em nossos pensamentos por todos os lados. Fazemos de tudo para não pensar coisas ruins, e nossos pensamentos parecem não obedecer ao comando.
Maus pensamentos tem a função de nos aprisionar em coisas que não são reais, que nem aconteceram ou que nem vão acontecer.
Veja só este exemplo: você fez tudo como o chefe mandou. Ele aparece, vê o seu trabalho e lhe diz: "Está mal feito, faça de novo."
Agora é o momento dos seus pensamentos entrarem em ação: "Que homem egoísta, me fez perder tempo fazendo o trabalho do modo que ele mandou para depois me dizer que está mal feito. Eu detesto trabalhar aqui. Eu deveria dizer uns desaforos para ele, não sabe nem exercer sua função de chefe e vem me criticar. Vou fazer de qualquer jeito, agora não me importo se ele vai reclamar ou não..." Os pensamentos parecem que nunca tem fim, e assim você vai fazendo um filme dentro da sua mente e enchendo sua alma de amargura.
Há mulheres que quando discutem com o marido, ficam mais nervosas pelo que imaginam do que pela situação real. O pensamento dessas mulheres cria um ambiente monstruoso que pode levá-las a tomar as piores decisões. 
Se o marido disser: "Querida, o arroz não está gostoso hoje, parece cru", ela, ao invés de somente ouvir começa a imaginar coisas:"Como ele é mal agradecido, eu faço a janta todas as noites e ele vem reclamar do arroz. Se está achando ruim, porque não vem fazer? Eu deveria não me preocupar mais em fazer o jantar, ele sempre me critica, parece que tudo o que faço para ele está errado!" Mais uma vez, ela se deixa levar pelos pensamentos e não pela situação real que está vivendo. Ele apenas disse que o arroz não parecia cozido, e ela fez um filme onde ela responderia de modo agressivo.
Se isso acontece com você, cuidado! Sua mente pode estar aprisionada por maus pensamentos. E seus maus pensamentos podem levá-la a ruína.
Rompa com esse mau hábito. Quando algo lhe acontecer, resista pensar nas formas agressivas de como você reagiria. Simplesmente veja a situação pelo ângulo que ela ocorre, ao invés de ver um ângulo que existe somente dentro da sua cabeça.
Se você já tem este mau hábito, já deve ter se visto em situações assim: 
-"ela não me deu bom dia, como é orgulhosa"(talvez sua amiga nem viu que você lhe desejou bom dia!), 
-"seu cabelo está tão bonito" (você pensa: que mentira, está falando isso só para zombar de mim!)
-"querido, vamos sair na sexta? Não posso, já tenho marcada hora extra." (você pensa: comigo ele sempre tem uma desculpa, vai ver nem tem hora extra coisa nenhuma, é só uma desculpa para não me levar pra sair!)
Uma mente aprisionada vai sempre pensar nas piores coisas, envenenando sua alma. Tome uma decisão, saia dessa prisão!
Na palavra de Deus, o modo mais eficaz de se sair da prisão de pensamentos e combatê-los se encontra aqui:"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, NISSO PENSAI." Filipenses 4:8
Quando você perceber que seus pensamentos estão se encaminhando para o lado mal, comece a avaliá-los. Decore este versículo de Filipenses 4:8 e se pergunte se o que você está pensando é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se há virtude ou louvor. Se a resposta for não a qualquer uma destas características, corte o pensamento pelo meio. Isso mesmo, interrompa o pensamento, pense em outra coisa.
Enquanto você não cortar este círculo vicioso, ele vai sempre se repetir indefinidamente.
Outro conselho valioso que o Senhor nos dá em sua palavra é: "Pense nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra." Colossenses 3:2
Se você levar esse conselho para a sua vida, vai perceber que não somente os seus pensamentos vão mudar como também as suas atitudes. Não se conforme em viver moldada por uma mente aprisionada, seja livre em nome de Jesus!
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...