29 de outubro de 2014

Um coração cheio de...

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6:45
Acredito que você já tenha encontrado pessoas, que depois de muitos anos participando na casa de Deus, ainda não perderam o mau hábito de falar palavrões.
Algumas, quando são surpreendidas dizem que é apenas a força do hábito, que na verdade não era bem aquilo que elas queriam dizer, e que o palavrão inoportuno foi apenas "força de expressão".
Outras, nem mesmo percebem, pois é algo que lhes soa tão natural que quando menos percebem, já falaram!
Mas como será possível uma pessoa cristã, apesar de já estar a algum tempo caminhando com Jesus, ainda conseguir falar palavrão???
Em primeiro lugar, nossa língua não é um membro independente no nosso corpo, que se movimenta sozinho e tem vida própria. Para que a língua e a boca venham a pronunciar alguma coisa, nós lhe damos o comando.
Na palavra de Deus, encontramos um versículo muito precioso que diz a respeito do que falamos. 
Em Lucas 6:45, na parte b do versículo nos diz que a boca fala do que o coração está cheio. Neste caso, nós entendemos que se saiu um palavrão da boca de uma pessoa cristã, significa que dentro do seu coração ainda está cheio destas palavras, e que dependendo da situação, ela irá pronunciar uma palavra assim.
No versículo não diz que a boca fala do que a mente está cheia, mas diz claramente que quem está cheio é o coração. Sabe porque? 
Se você tem este mau costume, certamente se pudesse não falar um palavrão enquanto conversa, diria em sua mente: "eu não vou falar essa palavra". Mas como o que você diz está em seu coração, e o coração é o membro que rege as emoções, ele vai se levar pela emoção do momento e lançar fora o que há dentro dele.
Já percebeu como as pessoas se comportam quando assistem uma partida de futebol? Jogam para fora inúmeros palavrões, que estão dentro do coração, porque naquele momento elas estão sentindo a emoção do jogo e não estão preocupadas se é bonito ou feio o que estão fazendo.
Não se deixe levar pelas emoções! Você pode estar tentando ganhar alguém para Jesus, e em um momento de emoção se deixar levar e dizer palavras que a escandalizem.
Se você ainda tem esse mau hábito, peça para Jesus converter seu coração em um coração puro, com palavras que vão edificar a vida de quem ouve. Peça para Ele libertá-la desse mau costume. 
Dentro do coração pode ser guardado tanto o bom, quanto o mau tesouro. Escolha o que você vai guardar dentro do seu coração. Porque o que estiver guardado ali dentro, é o que as pessoas irão ouvir sua boca falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...