9 de janeiro de 2015

A sabedoria e o dinheiro

"Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro, mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor." Eclesiastes 7:12
Vivemos em um mundo onde ganhar dinheiro se tornou a meta principal na vida de muita gente. O problema não está em se ganhar dinheiro, em se trabalhar para obtê-lo. O problema é quando nem todo o dinheiro do mundo é necessário para que nos sintamos satisfeitos com a vida.
Há pessoas que possuem muito dinheiro, posses, riquezas, mas que nem mesmo através de tanta abundância financeira encontraram o sentido da vida.
Esbanjam dinheiro em todo o tipo de prazer, é como se fossem guiadas somente pelo prazer e não interessa o valor que ele pode custar, porque dinheiro para essas pessoas não é problema, desde que elas sintam que de algum modo foram saciadas.
A falta de sabedoria faz com que usem o dinheiro indevidamente, justamente naquilo que pode destruí-las.
Quando lemos que a sabedoria serve como sombra assim como o dinheiro para aquele que o tem, vemos uma comparação. Em outras traduções bíblicas, sombra se traduz pela palavra escudo. Então neste caso, o dinheiro é como uma proteção, ainda que temporária e instável para aquele que o possui. Não podemos colocar toda a nossa confiança no dinheiro que possuímos, pois uma crise econômica pode muito bem fazer ruir nosso castelo de areia!
A sabedoria também é como sombra e escudo na vida daqueles que a tem, pois o protege de trilhar caminhos errados e de tomar decisões precipitadas.
O que muitas pessoas não levam em conta, é que ter sabedoria é mais valioso do que ter muito dinheiro.
Talvez você já tenha lido pela internet um texto onde fala sobre tudo o que se pode possuir através do dinheiro, mas também aquilo que não se pode comprar com ele. Como por exemplo: com dinheiro você compra uma cama, mas não compra o sono, caso você sofra de insônia!
De nada adianta uma pessoa ter muito dinheiro mas não ter sabedoria para gastá-lo. Ela irá esbanjar o que poderia ser bem utilizado em benefício próprio, correndo o risco de se auto destruir. Ainda há o problema da ganância, pois há pessoas que nunca se fartam de possuir mais e mais. A insatisfação com a vida é tanta que não importa quanto elas possuam, sempre terão em mente que não tem o suficiente.
O que há de mais excelente na sabedoria é que ela dá vida àquele que a possui. Uma pessoa sábia não vai se deixar destruir por causa do prazer, não vai viver uma vida desregrada, tentando dar um passo maior que a perna, tentando obter tudo o que "pensa que tem direito" e que poderá afastá-la para sempre da presença do Senhor.
Muitas pessoas pedem à Deus bênçãos materiais, e há vezes que o Senhor não lhes concede o que estão pedindo, porque a pessoa não está pedindo com sabedoria, ou ainda, quando vier a possuir o que quer, não vai saber usar com sabedoria. O Senhor sabe exatamente onde aquele bem material poderá levar aquela pessoa, e como ela será quando o possuir. Ela pode simplesmente deixar de servir à Deus depois que conseguir o que estava pedindo!
Melhor que ter muito dinheiro, é ter sabedoria para administrar o que já temos em mãos.
"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." Provérbios 4:7

2 comentários:

  1. Olá a paz tudo bem Genilda?
    Seu blog está abençoado e continua maravilhoso. Quanto tempo não passo por aqui.
    Feliz 2015, que Deus abençoe você e sua família.
    Muito bom o texto, a sabedoria é melhor do que todas as coisas.

    Passe lá no meu blog, sinto saudades de seus comentários
    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com.br

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. A vida ficou mais corrida, mas vou dar sim uma passadinha no blog pra matar a saudade!

    ResponderExcluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...